terça-feira, 28 de agosto de 2007

Confirmado o despejo do MTST nesta terça (28/8) - há possibilidade de confronto

Está confirmado o despejo das famílias do MTST que estão vivendo em uma área provisória na Vila Calu, em Itapecerica da Serra. A REINTEGRAÇÃO DE POSSE SERÁ EFETUADA PELA POLÍCIA MILITAR A PARTIR DAS 5 HORAS DA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, 28 DE AGOSTO.

HÁ POSSIBILIDADE DE CONFRONTO, pois as famílias não têm para onde ir e o movimento vai lutar para que nenhuma mãe ou pai de família, nenhuma criança fique na rua. O MTST resistirá de diversas maneiras à traição do prefeito, José Jorge da Costa, e dos vereadores de Itapecerica da Serra, que estão tentando expulsar os sem-teto da região e calar a voz do povo pobre da periferia em vez de solucionar os problemas sociais da cidade.

Estamos lutando por nada mais que um direito constitucional: moradia digna. Um direito que como tantos outros não sai do papel sem mobilização social. De acordo com o artigo 6° da Constituição Federal, "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".

Histórico
Os acampados da Ocupação João Cândido (março a maio de 2007) saíram pacificamente do local em 18 de maio de 2007, após um acordo com os governos federal e estadual que prevê a construção de moradias com recursos conjuntos da Caixa Econômica Federal e do CDHU. As famílias que tinham onde ficar enquanto as moradias não são construídas voltaram para favelas, áreas de risco e casas de favor. As famílias que não tinham para onde ir foram para a área provisória cedida pela prefeitura de Itapecerica da Serra, na Vila Calu.

A prefeitura se comprometeu a doar a área provisória para o CDHU iniciar a construção das moradias definitivas e os vereadores assinaram um ofício em apoio à doação. Mas além de o prefeito e os vereadores não cumprirem sua palavra quanto à transferência do terreno, a prefeitura entrou com uma ação de reintegração de posse dessa área. O pedido foi convalidado em segunda instância no Tribunal de Justiça de São Paulo e a Prefeitura pressionou a Polícia Militar a despejar as famílias urgentemente. Hoje (27/8), o secretário-adjunto de Habitação do Estado de São Paulo, Ulrich Hoffmann, se reuniu com o prefeito José Jorge da Costa, para tentar evitar o despejo e solicitar a transferência da área para o CDHU. A reunião não obteve os resultados esperados e a reintegração de posse não foi
cancelada.

Ato de Acorrentamento
Na tentativa de barrar a reintegração de posse e exigir que o prefeito e
os vereadores cumprissem sua palavra, transferindo a área provisória para o CDHU, o MTST está realizando um ato de acorrentamento em frente à Igreja Matriz de Itapecerica desde o dia 15/8.Por meio da Guarda Civil Metropolitana, a Prefeitura pretendia acabar com a manifestação à força no dia 21/8, mas desistiu da ação devido à organização e resistência do movimento e à solidariedade de comunidades e organizações que comparecerem ao local.

ENDEREÇO DA ÁREA PROVISÓRIA: Rua Plínio Dias, s/nº, Vila Calu - Divisa entre Itapecerica da Serra e São Paulo. Referência: Campinho da Vila Calu.

Mais informações:
Guilherme: 9970-2551
Jota: 9203-2525
Gabriel: 8454-4978

Acesse o site: www.mtst.info

27/8/2007
Coletivo de Comunicação e Imprensa
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: