quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Reflexão para o Ensino Infantil de 0 a 3 anos

por Leile Bellini Lefcadito


“Tornar significativo o ato de educar, com gestos de amor e respeito, à conduzir uma prática pedagógica consciente,  é necessário que se perceba a criança interior dentro si”  

Baseando-se na Lei de Diretrizes e Bases ( LDB ) da educação nacional, construiu a nova concepção de educação infantil.  Ela provê o desenvolvimento integral da criança, “até os 6 anos de idade”, visando seus aspectos físicos , psicológico, intelectual e social, em complementação à ação da família e da comunidade. Oferece a oportunidade de inserir os conteúdos, em nova forma de educação. Favorecendo a primeira fase da vida. “ Ela é a 1ª etapa da educação básica, passando a ser de fator intrínseco,sendo agente do processo educacional.

Interagir os gestos de cuidar, que pede o atendimento e a responsabilidade da creche, com conteúdos educativos, é não mais separar a ação de educar e cuidar. E sim somar aa atenção afetuosa, a alegria, compartilhada como agente disponível que alicerça a progressiva autonomia da criança, ao se abrir aos primeiros conhecimentos e desvendar o mundo, além do laço maternal e familiar que a circundam.  É inconcebível  divergir os gestos de cuidar da ação educativa. Proporcionar a abertura dos conteúdos nesta fase educativa é oferecer a base da educação à criança.

A LDB fundamenta a educação infantil pela lei 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Propondo metas não separatista, assegurando seu processo de aprendizagem num desenvolvimento contínuo e global. Afastando os padrões e paradigmas reducionistas que fragmenta, formando demandas parciais, por condições econômicas, sociais  e excludentes.  Dar significados ao progresso da criança de 0 a 3 anos e prepara-la, para o seu contínuo desenvolvimento físico. Enfatizando a importância da aprendizagem desde os primeiros meses, até o momento do ingresso no ensino fundamental.  Esse atendimento inclui o cuidar e o educar, levando a uma proporção educacional os significados destes verbos em ação, avaliação, metas de contínua realização do educador que demonstra a coerência de seu papel, no respeito a formação da criança. Esta conduta profissional requer além do conhecimento a determinação em se responsabilizar pelo seu papel de educador, diante as crianças desta tenra idade.

Devemos apartar do conceito educacional que a criança pequena, seja mera receptora de rótulos . Percebendo que é ilusório a idéia de que a criança pequena é somente  dependente do amadurecimento físico para aprender, mas potencializar seu mundo externo em conhecimentos, experiências, num  contexto pedagógico. É importante que ela se perceba como agente de suas ações e não mera receptora de hábitos, conhecimentos e padrões condicionados da família e do repertório desvinculado  de um contexto que a sociedade impõe, como padrão de formação educacional.  Norteando a educação infantil nas diretrizes curriculares, se percebe que se entrelaça a ação de cuidar e o ato de educar.

Baseando na psicológica genética, a criança aflora a inteligência, forma a personalidade e constrói o próprio processo cognitivo da aprendizagem. Abstraindo pela compreensão em cada etapa do seu desenvolvimento, os conhecimentos  que a circundam, aprendendo pela experiência das atividades presentes e de suas vivências lúdicas, interagindo com outros. Abordando este conceito desde os primeiros anos de vida. Encontramos, ainda pessoas e educadores que desconhecem tal realidade ou age como se a ignorasse.

A LDB garante o direito da criança da creche , o direito de ser educada e cuidada, com um programa de atendimento completo.  Inserir a creche no sistema de ensino, por ser uma instituição educacional. Explicitando que o cuidado da criança, é parte de sua educação.  Nesta convicção vemos que não pode haver educação da criança pequena apartada dos gestos afetivos e dos cuidados que requer o seu corpo, sua saúde, sua higiene, seu crescimento e seu desenvolvimento motor e físico.

Assistir a criança pequena é ter ações responsáveis que abarcam em uma proposta pedagógica, a qual pode ser única, para a faixa etária das crianças de 0 a 6 anos. Estabelecendo um sistema de ensino com diretrizes que adotem o cuidar e o educar nos preceitos que pedem a responsabilidade do educador.  Desta maneira a LDB estabelece uma permanência integral ou parcial ao ensino infantil, de acordo com a proposta educacional e as diretrizes escolhidas pelo sistema de ensino, o qual o ensino  infantil esteja inserido.

As atividades para as crianças devem ser planejadas, com objetivos educativos e não parciais.  Os gestos e cada toque devem ser expressados com o zelo que a afetividade coloca, ao mostrar a retidão das ações educativas.Visando oferece a criança o que ela tem por direito constitucional, “ cuidado e educação”.

O adulto se comunica com os gestos afáveis, quando expressa nas ações dos cuidados pedidos pelas necessidades da criança,o sentimento fraternal. Fazendo dele a estrutura e a teoria de seus conceitos educacionais, procurando corresponder com a organização mental de estruturação interior, da formação da auto-imagem e do desenvolvimento do eu interior da criança.  A superação de comportamentos de agressões e birras e promover a integração social, é que determina o tipo de educação que está dando a elas.

Não há um conteúdo educativo na creche desvinculado dos gestos de cuidar.  Não há um ensino, seja conhecimento ou um hábito que utilize uma via diferente da atenção afetuosa, alegre, disponível e promotora da progressiva autonomia da criança.  Os conteúdos educativos da proposta pedagógica, por sua vez, não são objetivos abstratos de conhecimento, desvinculados das situações da vida, nem são elaborados pela criança por via de transmissão somente oral, do ensino formal. Em vez disso, são interiorizados, como construção da criança.É um processo interativo com os outros em que entram em jogo a iniciativa, a ação e a reação a pergunta e a  dúvida, a busca e o entendimento.

De acordo com Vyostsky, ao referir-se a ação, primeiro esta é inter-individual  e depois intra-individual. Antes existe a relação, “depois o eu”. Primeiro o gesto de acolhimento e carinho e em seguida o sentimento de segurança e confiança . Antes vem a palavra depois o pensamento. Primeiro a mediação e posteriormente o novo patamar de entendimento e ação.
As etapas decisivas da infância se enquadra o ato de educar, em uma educação de alegria. É levar a criança a conhecer mais, inventar, descobrir e redescobrir. Deve ter gosto de festa e de jogo. Não faz sentido que a busca do nosso crescimento pessoal, seja um sacrifício ou uma tarefa desagradável. Vencer desafios tem tudo a ver com o prazer de uma grande aventura. “Educação é isso”: além da chamada inteligência racional, entrar no processo de outras energias, com a inteligência emocional, moral, social e lúdica.

É do prazer de aprender e buscar a verdade que surge a disciplina e não ao contrário.  Trabalhar a corporeidade é cultivar a auto-estima, a boa alegria, pelo corpo que nos faz presente, diante do mundo, de nós mesmos e dos outros. Saúde, alimentação, postura, respeito, asseio, estética nos permitem melhor desempenho da função do corpo na comunicação humana. Uma educação sadia supera o dualismo que considerava o corpo como inferior, perigoso. E ajuda a lidar com as desenvolturas e limites do corpo, seja nosso ou do outro.

É importante cuidar do corpo que nos dá a abertura de vivermos engajados na luz do conhecimento e na busca do aprimoramento do ato de receber a educação e educar, para a conquista de uma  personalidade e da espiritualidade,totalizadas com o universo e a criação.
A tarefa da educação se consiste, também em conhecer, interagir e respeitar a natureza. Essa nova relação com o Planeta deve levar a um desenvolvimento moderado e não predatório. A um cuidado eficiente e amoroso, com a saúde da grande casa de todos nós. E a uma postura menos arrogante do ser humano em relação a outras criaturas de Deus.

Educar para a arte, implica valorizar sentimentos, percepções, intuições, inspirações. A arte, não se limita na tão chamada arte erudita. Ela extrapola por trazer inata as habilidades de cada ser.  A educação para o ser transcendente tem na arte uma grande aliada, por ser ela a linguagem adequada de se f\lar de Deus e com ele. Valorizar o ser criativo é respeitar e valorizar a essência inata que carregamos do Criador.  O ensino infantil abre os horizontes para viver uma educação de base pedagógica, desafiadora e desafiante, do lúdico ao real, para que possa ter nas atitudes a expressão da arte de viver.

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