quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Reflexão: o educador e a vocação

por Leile Bellini Lefcadito

“Aos educadores que visam uma educação transformadora, libertadora, construindo um mundo de luz e fraternidade”.

Educar é ir além de transmitir conteúdo, mas sim abarcar o ato de ser educador na afeição de um anjo, espalhando luzes no caminho.

Conhecimento, paciência, respeito, compromisso, “agrupamento de condutas que evidenciam metas, ética e objetivos”.

Agrupar o conhecimento, a paciência, o respeito e o compromisso profissional, é vivenciar a ética de um educador consciente do seu papel para um mundo melhor.
Buscar complementar os conhecimentos, para elaborar, redigir e aplicar com maior desenvoltura e visão os seus conceitos ampliados e reformulados, é ser eterno aprendiz do caminho que proporciona as oportunidades da luz e do crescimento cultural e espiritual.
Ser consciente desta responsabilidade, é expressar as ações construtivas e coerentes.


Referencial Curricular da Educação Infantil

Sempre estiveram presentes determinados conteúdos às áreas das Ciências Humanas e Naturais, compondo os currículos e programas de educação infantil.  Na maioria das instituições esses conteúdos estão relacionados a preparação das crianças, para os anos posteriores de sua escolaridade. É um trabalho pedagógico, voltado para o desenvolvimento motor, de hábitos e atitudes. Possibilitando a fundamentação da aquisição de procedimentos, entre eles: copiar, colorir, produções prévias, se inteirar socialmente com o mundo em sua volta.

Sociabilizar a criança, para a vivência em sociedade e dar a ela a base dos princípios morais, para que possa compreender e vivenciar o sentido de humanização. Proporcionando uma educação inserida na ecologia, é levá-la a ter contato com ações de respeito a natureza e paulatinamente compreender o sentido da cidadania.  Dar esta base desde a educação infantil, é estruturar o caminho ensino/aprendizagem, para uma visão educacional que abraça os interesses coletivos do educando  na inteireza de viver o social, o cultural. Possibilitando caminhos e pré - requesito, para o avanço  da compreensão dos conceitos inseridos nos conteúdos das séries seguintes.

Algumas sugestões úteis.
Procedimentos e atitudes, para um banho prazeroso e seguro.

1-     Lavar a banheira e organizar todo o material necessário, enquanto a criança fica protegida em um bebê-conforto ou cadeira apropriada para a sua idade.
2-     Contar a criança que ela irá tomar banho.
3-     Retirar a fralda suja. Remover os resíduos com lenços umedecidos descartáveis ou água corrente morna antes de coloca-lá na banheira.
4-     Verificar a temperatura da água, com a parte interna do antebraço, em primeiro lugar. Em seguida colocar a criança na água gradativamente.
5-     Permitir que ela usufrua do contato com a água, brinque, toque e sinta seu próprio corpo. Ao tocar a criança tenha carinho, afetividade e suavidade.
6-     Ensinar a criança a fazer a higiene dos seus órgãos genitais. (meninas de frente para trás  e meninos abaixando cuidadosamente o prepúcio).
7-     Secar bem as dobras, espaços interdigitais, região atrás da orelha. Observar e registrar possíveis alterações da pele. Vestir a criança com roupas adequadas ao clima e a atividade posterior.
8-     Após o banho o educador deverá lavar as mãos, antes de retornar a sala com a criança.

A união é que faz a diferença ao zelar pela saúde, higiene e educação. É na interação família e escola que se absorve as interações.  É importante que a constituição da Educação se torne um espaço de construção de hábitos saudáveis, onde a criança aprenda práticas de cuidados pessoais e não fiquem tolhidas para construir conhecimentos sobre o mundo que a cerca.

  
Reflexão:  Condutas de um caminho de luz ao educador
Para refletir nas mudanças de atitudes, requer a reflexão de cada situação, para que possa ser elucidada. Possibilitando as possíveis ações assertivas e oportunidades de expressar as boas condutas. Valorizando na profissão o respeito e a ética profissional, agindo com sensatez, perante situações que possa ser significativas para o educando.  Desta forma o educando perceberá o respeito na relação de amizade e de afeição.

O educador deve proporcionar, os espelhos que inserem essas atitudes ao exemplificar a própria conduta.  Exemplificar as boas condutas, é ser um educador das atitudes conscientizadas que favorecem os princípios de uma educação construtiva, participativa e espiritualizada, contribuída pelos exemplos das próprias ações.

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