Nome da empresa está sendo preservado para fins de negociação dos pagamentos
Vinte e nove trabalhadores, quatro mulheres e três crianças foram encontradas em Umbú e Areal, a 70 km da cidade de Cacequi.
Os trabalhadores, do Mato Grosso e de Alegrete, estavam há 11 meses na região. Estrangeiros em situação irregular tambem estão no grupo. Eles produziam madeira para sustentação de trilhos, conhecida como "dormente".
O grupo tomava banho e consumia água de uma sanga contaminada, onde agricultores costumam lavar equipamentos agrícolas, segundo o delegado do Ministério do Trabalho, Heron de Oliveira.
— Quando faltava a comida habitual, feijão com arroz, se alimentavam de ração para cavalos — afirma o delegado.
A descoberta ocorreu quando um deles fugiu, na terça-feira passada, e caminhou até Cacequi para fazer a denúncia na polícia da cidade. Auditores do Ministério interrogaram os empregadores na noite deste sábado.
Os trabalhadores estão hospedados em um hotel, em Cacequi. Toda vez que é flagrada uma situação de trabalho escravo, os trabalhadores ficam sob o amparo do Ministério do Trabalho.
De acordo com o chefe da Delegacia Regional do Trabalho em Santa Maria, José Locatelli, o nome da empresa e dos empregadores estão sendo preservados para fins de negociação dos pagamentos que os trabalhadores tem direito.
Segundo Locatelli, a intenção primordial é de fazer com que os escravizados recebam os valores e sejam encaminhados para as localidades de origem.
— Os empregadores admitiram as irregularidades. Não queremos prender ninguém. A empresa poderá continuar funcionando, desde que cumpra a lei — afirma.
Uma nova visita da Delegacia Regional do Trabalho será feita na tarde de hoje, em busca de possíveis trabalhadores escravos que ainda não foram encaminhados para o hotel. O encaminhamento de seguro desemprego será feito na segunda-feira, quando equipes do Ministério do Trabalho se deslocarão de Porto Alegre para agilizar a documentação.
A operação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Brigada Militar e Polícia Federal.
BLOG DA VETERANA ESTÁ COM ATUALIZAÇÕES SUSPENSAS
-
Em virtude da falta de interessados em colaborar efetivamente com a
manutenção do blog, o BLOG DA VETERANA ficará com suas postagens e
atualizações suspens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário